segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Verdade e ficção em cena

'Parece que eu estou mentindo para você...', diz Fernanda Torres para o diretor Eduardo Coutinho no filme Jogo de Cena (2007), que inaugurou a temporada 2010 do Ciência em Foco, no dia 6 de fevereiro. A frase deixa transparecer por um momento o intricado jogo que põe em evidência as tensões entre a verdade e a atuação no filme de Coutinho, um dos temas desenvolvidos pela nossa convidada do mês, Ilana Feldman, cineasta e doutoranda em Ciências da Comunicação na USP. Com a participação do público, repleto de questões, o debate se estendeu por diversos temas, e ela ainda trouxe trechos de outros recentes documentários que carregam propostas semelhantes, como Pan-Cinema Permanente (2008), de Carlos Nader, e Santiago (2007), de João Moreira Salles.

Foi uma ótima abertura de temporada, abrilhantada pela memorável participação-surpresa do próprio diretor Eduardo Coutinho, que apresentou o filme junto com Ilana Feldman antes da projeção. Ilana evocou a repercussão crítica de Jogo de Cena para destacar sua importância para a história do cinema documentário mundial, e, valendo-se do método do próprio Coutinho, aproveitou para entrevistá-lo com uma única pergunta, sobre o porquê da presença exclusiva de mulheres no filme. A presença de Coutinho cativou a plateia, que aplaudiu com efusão.

Nosso próximo encontro é no dia 6 de março, às 16h, quando será exibido o filme O Processo (1962), de Orson Welles, seguido da palestra A questão da finitude no cinema e na literatura, ministrada por Charles Feitosa, professor de filosofia da arte na UNIRIO. Continuem ligados no blog para mais notícias, e deixem também seus comentários.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário