sexta-feira, 7 de maio de 2010

A distopia de Terry Gilliam no Cine Ciência

Neste segundo sábado do mês, o Cine Ciência, que acontece no Museu de Astronomia e Ciências Afins, exibe o cultuado filme Brazil, o filme (Brazil - Inglaterra, 1985), dirigido por Terry Gilliam, então integrante do grupo humorístico Monty Python, também responsável por filmes como Os doze macacos (1995) e O pescador de ilusões (1991).

O filme conta a história de um homem que vive em um Estado totalitário, dominado pela burocracia e pelas máquinas, onde o terrorismo é uma ameaça constante. Nesta atmosfera distópica, ele se vê às voltas com uma paixão que invade seus sonhos, embalados pela música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. O contraste entre os elementos fantásticos e a atmosfera tecnocrática do filme são ponto de partida para possíveis reflexões que relacionam ciência, política, ética e liberdade.

Após a sessão, haverá debate com a plateia sobre questões suscitadas pelo filme. O MAST fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão. A sessão se inicia às 16h, com distribuição de senhas meia-hora antes do início, na recepção do museu. A entrada é franca.

E para completar um fim de semana dedicado a Terry Gilliam, coincidentemente, nesta sexta-feira estreia nos cinemas o mais recente filme do diretor, O mundo imaginário de Dr. Parnassus (2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário