sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A atualidade de Yasujiro Ozu em debate

Uma ótima pedida para este sábado é o debate que acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, como parte da mostra Emoção e poesia: o cinema de Yasujiro Ozu, cuja programação vai até domingo.

Notável pelo modo peculiar como filma, de modo simples e expressivo, longe das convenções, situações de alcance universal, o cineasta japonês - que capturou as atenções do Ocidente apenas a partir da década de 60 - produziu 54 filmes ao longo de 35 anos de carreira. Sua obra está sendo extensamente revisitada na programação, que conta com mostra de filmes, um curso e também debate.

Seu estilo influenciou cineastas de novas gerações, e será esta influência - bem como seus desdobramentos - que estará em pauta no debate Ozu hoje - A influência do cinema de Yasujiro Ozu no cinema contemporâneo, que se inicia às 17h deste sábado, 21/08, na sala de cinema do CCBB-RJ. A entrada para o debate é franca, com distribuição de senhas 30 minutos antes do horário marcado.

Após o debate, às 19h, antecipando poeticamente em um mês nosso equinócio de primavera, será exibido Flor de equinócio (Higanbana, 1958), primeiro filme colorido do diretor. Para saber mais detalhes sobre a programação, tanto do debate como da mostra, e ter acesso a textos sobre Ozu e seu cinema, é só clicar aqui. O CCBB-RJ fica na rua Primeiro de Março 66, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário