quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A vida imita a arte


Valor Econômico
Quarta-feira, 29 de abril de 2009



Fiscal 'térmico' vigia vírus em aeroportos



Sem nenhum caso de gripe suína, Taiwan acionou ontem seu plano de controle máximo. O país está bem preparado para enfrentá-la, depois de tirar lições de epidemias recentes.

Quem desembarca no aeroporto de Taipé, a capital, nem desconfia que é submetido a um "escaneamento térmico" quando passa pelo corredor em direção ao saguão de bagagens. Inspetores acompanham no computador a temperatura do passageiro. Se estiver acima do normal, indicando febre, ele nem chegará perto da porta de saída. Será rapidamente interceptado, interrogado e mandado direto para o hospital. A operação é acompanhada por câmeras a quilômetros dali, no Centro de Controle de Doenças.



₪₪₪₪₪



Trinta anos antes, Cronenberg realizava o seu Rabid, onde situações como essas ainda pertenciam ao campo da ficção científica/terror. No filme, é desenvolvida uma reflexão ora irônica ora apocalíptica sobre as interferências da ciência e da tecnologia na vida dos humanos, e as suas nem sempre previsíveis ou controláveis consequências. Com toques de humor negro, o diretor nos leva a pensar sobre diversas outras questões, como a solidariedade, a construção das doenças, e a ordem social, mostrando que ciência e tecnologia, como produtos humanos, são indissociáveis de todos os outros aspectos da sociedade, da vida e da cultura.



Dia 2 de outubro, no Ciência em Foco!

Um comentário:

  1. Olá,
    Parabéns pela iniciativa do projeto.
    Estou seguindo o blog e aproveito para divulgar o blog de divulgação científica, educação tecnológica e cultura que venho desenvolvendo no cefet minas: http://arapiracacefetmg.blogspot.com/
    Saudações
    Prof. Antônio Arapiraca

    ResponderExcluir