segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Conversa com Cronenberg, em notíciário de Portugal

Em fevereiro, um dos filmes mais importantes da obra de David Cronenberg estará em cartaz no Ciência em Foco. Videodrome (1983), com James Woods, é considerado por muitos um filme visionário por sua abordagem, na década de 80, das consequências da presença cada vez maior da televisão em nossas vidas.

Nesta entrevista em áudio, concedida à TSF Rádio Notícias, de Portugal, o diretor comenta que não cabe ao artista pensar se está sendo ou não visionário, profeta ou gênio quando cria. O aspecto visionário, que algumas pessoas podem perceber em seus filmes, tem a ver com o processo criativo, no qual o artista, tal qual um inseto e sua antena, capta vibrações que algumas pessoas não sentem, e produz respostas na tela.

Embora filmes como Videodrome possuam elementos de horror e ficção-científica, Cronenberg afirma não pensar nestes termos quando faz seus filmes, evitando classificá-los em gêneros específicos. Conheça mais sobre seus filmes e sua obra ouvindo esta conversa, na qual o diretor também comenta aspectos filosóficos subjacentes aos seus filmes, os futuros projetos, a influência europeia e o futuro do cinema diante das novas tecnologias.

Ouça a entrevista aqui, como um aquecimento para nossa sessão de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário