sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vida longa à Nova Carne


Você já ouviu falar do professor Brian O'Blivion? Quer conhecê-lo? Então venha neste sábado para a sessão do Ciência em Foco, quando exibiremos Videodrome (1983), clássico de David Cronenberg, e conheça este crucial personagem da trama, um filósofo que profetiza um mundo povoado pelas transmissões de TV, que influenciam tanto a vida a ponto de se tornarem mais reais que a própria realidade. Soa familiar o suficiente?

Este seria o modo, pensado por Brian O'Blivion, de superar os limites anatômicos do nosso corpo rumo a uma Nova Carne. Para os curiosos de plantão, deixamos abaixo uma sequência bastante emblemática do filme, na qual o professor Brian expõe suas ideias e dispara as alucinações de Max, o protagonista. A cena se encontra no original, em inglês. E não deixe de conferir a íntegra do filme, com legendas em português, no Ciência em Foco deste sábado, seguido da palestra A visão remota: psiônica, dromoscopia e neuropolíticas, do professor Tadeu Capistrano (que estará presente em pessoa, e não virtualmente, ao contrário do personagem).

Abaixo, a transcrição traduzida de parte da fala do professor Brian O'Blivion:

"A batalha pela mente da América do Norte será travada na arena de vídeos: o Videodrome. A tela da TV é a retina da mente. Portanto, a tela da TV é parte da estrutura física do cérebro. Portanto, o que aparece na tela da TV surge como pura experiência para aqueles que assistem. Portanto, a televisão é a realidade e a realidade é menos do que a televisão."


Um comentário:

  1. O melhor no cine clube ciência em foco é após assistir a sessão de filme, e ter suas impressões sobre o mesmo, é poder comparar com outra visão o da comunicação, agregando valor ao já conhecido, ratificando a beleza da construção do conhecimento, suas variáveis e a delicadeza do ser múltiplo.
    O mesmo conhecimento que no campo social parece não aflorar fora da academia. O filme Videodrome apresentado na sessão de Fevereiro mostra a dificuldade da percepção de separar o real do imaginário principalmente no campo tecnológico que vivenciamos hoje. Pensar a questão é um privilégio que tive com a valiosa contribuição do convidado Tadeu Capistrano. de Lucas Cavalcante – e-mail: lcante@hotmail.com

    ResponderExcluir