quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A censura em questão

Há algumas semanas, um filme de ficção teve sua exibição proibida no país, tendo inclusive sua cópia apreendida por autoridades. Procurando pensar a respeito da gravidade deste fato, que não acontecia no país desde meados da década de 80, foi criado o movimento Censura Não. O movimento procura debater e traçar ações que possuem como meta a proteção e defesa da liberdade de expressão, mobilizando e sensibilizando os interessados por meio de atividades que se propõem a refletir sobre o ocorrido.

Hoje e amanhã, às 18h30, o Censura Não promove duas sessões especiais na Cinemateca do MAM, apenas com filmes que foram censurados em suas épocas, com o intuito de suscitar a discussão sobre o tema. Nesta quarta, um programa imperdível: será exibido o filme Rio 40 graus (1955), de Nelson Pereira dos Santos, seguido de uma conversa com o próprio cineasta e o advogado Gustavo Martins. Na quinta, será exibido o clássico de Sergei Eisenstein O encouraçado Potemkin (1925). O MAM – Museu de Arte Moderna, fica na Av. Infante Dom Henrique 85, no Parque do Flamengo.

O movimento Censura Não conta com o apoio de diversas associações ligadas à cultura e ao audiovisual, como o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), a Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC). Programe-se! Caso queira se inteirar sobre o assunto que motivou a criação do movimento, recomendamos este ótimo texto do professor Cezar Migliorin, do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF.




Nenhum comentário:

Postar um comentário