quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sílvio Tendler: do documentário ao real, e vice-versa


Algumas questões bastante atuais envolvendo a apropriação ficcional da linguagem do documentário serão debatidas na nossa próxima sessão do Ciência em Foco, no sábado, 03/09. Para quem se interessa pelo documentário, ou quer travar um contato maior com as tensões em torno deste instigante gênero cinematográfico, nada melhor que conhecer algumas das mais representativas produções do documentarista carioca Silvio Tender, cuja filmografia costuma sempre pontuar importantes momentos e reflexões em torno do Brasil, da América Latina e do mundo.

Como parte do VI Ibracine - Ibero Brasil Cine Festival, a mostra O documentário segundo Silvio Tendler começou ontem, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, e segue até domingo, 04/09, homenageando o cineasta com exibição de filmes, contando ainda com debates após as sessões, integrados ao seminário O documentário no Brasil. Nesta quinta-feira, haverá a reprise de Glauber o Filme - Labirinto do Brasil (2003), às 16h. Logo após, às 18h, será exibido Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (2006). O filme aborda o processo de globalização a partir do pensamento do geógrafo Milton Santos, falecido em 2001.

Após a sessão, às 20h, o seminário segue com o tema As verdades do documentário, com o jornalista Milton Temer e a pesquisadora Maria Claudia Badan Ribeiro. Este tema deve criar uma interessante ressonância não só com a nossa próxima sessão do Ciência em Foco, mas sobretudo com a nossa sessão de fevereiro do ano passado, quando exibimos Jogo de cena, de Eduardo Coutinho, e discutimos as tensões entre verdade e ficção, com Ilana Feldman.

Para melhor se programar para a mostra e também para o seminário, veja a programação completa aqui, ou visite o site do CCJF. O endereço é Av. Rio Branco 241, no Centro do Rio. Ingressos a R$ 1,00. Boa programação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário