quarta-feira, 18 de abril de 2012

O cinema e o conhecimento do outro


O cineclube apresenta dia 5 de maio, às 16h, As hiper mulheres, de Carlos Fausto, Leo Sette e Takumã Kuikuro, seguido da palestra “A potência de um filme comum”, com Cezar Migliorin, professor do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF.

Fugindo a clichês de documentários sobre aldeias do Alto Xingu (MT), o filme é realizado por e com indígenas que ganham intimidade e liberdade diante da câmera, e registra uma valiosa tradição: o Jamurikumalu, maior ritual feminino da região. No enredo, um velho que teme pela morte da esposa idosa pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, para que ela cante uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Segundo o antropólogo Carlos Fausto, um dos realizadores, “o filme fala de música, memória e transmissão do conhecimento, que passa pelo afeto das relações pessoais”. Neste sentido, uma oportunidade singular para que o professor Cezar Migliorin nos convide a pensar “a complexidade dessa relação com o outro mediada pelo cinema e pelo desejo de conhecimento sobre o outro e com o outro”.

Ganhador do Prêmio de Melhor Longa-metragem Documentário no Festcine Goiânia em 2011 e Melhor Montagem e Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado, também em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário