segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Clássicos do Senegal no Cinemaison


Nesta segunda-feira, 27/08, o cinema do Senegal é destaque em sessão dupla no Cinemaison, cineclube ligado à embaixada da França no Rio de Janeiro. Serão exibidos dois clássicos filmes do país, inéditos no Brasil e representativos da importante contribuição senegalesa ao cenário do cinema africano. Ambos foram selecionados para o festival de Cannes em seus respectivos anos.

A primeira sessão se inicia às 18h com Hienas (Hyènes, 1992), do reverenciado diretor Djibril Diop Manbéti, que se vale da peça suíça A visita da velha senhora projetada sobre a história e a realidade senegalesa. Logo após, às 20h, o cineclube exibe o documentário Fad'Jal (1979), de Sofie Faye. Primeira realizadora da África subsaariana, Sofie filma em seu povoado natal e destaca, no documentário, as oposições entre a tradição e a modernidade.

Aproveite a segunda-feira para embarcar nesta rara oportunidade de conhecer melhor o cinema do Senegal, travando contato com potentes registros da expressividade cinematográfica africana. A entrada é gratuita e o cadastro pode ser feito no site do Cinemaison. As sessões acontecem na rua Presidente Antônio Carlos, 58, no Centro do Rio. Informações pelo telefone (21) 3974-6644. Boas sessões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário