terça-feira, 25 de setembro de 2012

Quem é o outro em você?




O documentário sobre Santiago, mordomo da família Moreira Salles, feito por João Moreira Salles, é um ato de delicada confissão pública de desrespeito e afeto, de homenagem deslocada do tempo. O principal foco do documentário, a instigante pessoa de Santiago, é atravessado pelo obcecado resgate de memórias feito por João, que o teve como criado em sua infância na casa da Gávea, hoje sede do Instituto Moreira Salles.
As imagens foram captadas em 1992 e o “protagonista” falece logo após, jamais assistindo ao resultado. Santiago é povoado de lembranças que falam de seu hobby de escrever resumos biográficos sobre a aristocracia de vários lugares e tempos históricos, em flagrante contraste com o diminuto apartamento onde mora, tão diverso da mansão da Gávea, onde até as maçanetas das portas foram especialmente fundidas segundo o desejo de seus donos.
A projeção será seguida pela palestra “A ética do anônimo”, com o professor da UFF Luis Antônio Baptista, convidado de Ciência em Foco de outubro. Ele assinala que nesta obra, “os constrangimentos do falar sobre o outro, ou pelo outro, da tolerância ao diverso são postos a prova através da cortante presença da alteridade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário