segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Retrospectiva 2012 - Julho


Em julho de 2012, o Ciência em Foco exibiu o filme O informante (The insider - EUA, 1999), de Michael Mann, baseado na história real de Jeffrey Wigand, cientista e executivo da indústria do tabaco, que foi pressionado e ameaçado por revelar publicamente pesquisas envolvendo as consequências do fumo para a saúde. Em um cenário no qual empresários poderosos se relacionam com cientistas que distorcem dados para servirem aos interesses privados, os pilares da pesquisa científica sofrem abalos éticos, ao mesmo tempo em que se afasta a figura do cientista de sua auto-proclamada pureza.

Quem conversou conosco após a sessão foi Kenneth Camargo, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ, que também atua como editor da revista  Physis e como editor associado do American Journal of Public Health. Kenneth trouxe reflexões que apontaram para a manipulação de fatos e a persuasão envolvida na relação entre a ciência e os interesses privados, exibindo documentos e artigos que comprovam as tentativas de criar confusão e desconfiança na opinião pública. Kenneth mostrou também a iniciativa de jornalistas que montaram um site para monitor e acompanhar as fontes que circulam nos bastidores da produção científica. Leia aqui a entrevista concedida por Kenneth Camargo, ou acesse aqui o material completo relacionado à sessão.

Quase 15 anos após a estreia do filme, as contradições envolvendo a relação da ciência com os interesses privados, bem como a questão da transparência e a livre circulação de informações relacionadas à pesquisa científica, foram novamente colocadas em evidência a partir de uma trágica consequência: a morte do programador e ativista Aaron Swartz, de 27 anos, em um aparente suicídio. Ele sofria um processo criminal desde 2011, quando fora acusado pelo governo dos EUA por compartilhar artigos científicos de acesso limitado à comunidade acadêmica, e que também eram comercializados. Leia mais aqui.

O tema da ética na pesquisa científica, como vemos, envolve múltiplos fatores, dentre os quais a informação pública desponta como face fundamental para seu acompanhamento e sua crítica, contribuindo assim com o entendimento da ciência como atividade humana, não dissociada da política, da cultura e da sociedade. Por acaso, a relação entre a ciência e as tecnologias de informação será um dos temas centrais na nossa sessão inaugural da temporada 2013, em 2 de março. Aguardem novas informações em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário