quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Retrospectiva 2012 - Junho


Em junho de 2012, o Ciência em Foco apresentou o filme Árido Movie (Brasil, 2005), de Lírio Ferreira, para iniciar uma discussão que estava, naquele momento, se fazendo urgente. Estávamos no mês em que aconteceu a Rio+20, a conferência das Nações Unidas em torno do desenvolvimento sustentável. Quem conversou conosco após a sessão foi o professor da Escola de Comunicação da UFRJ, Renzo Taddei, doutor em Antropologia pela Universidade de Columbia, Nova York.

A trajetória do personagem principal do filme (um apresentador de telejornal, um homem do tempo que lidava com representações virtuais da atmosfera, defrontando-se repentinamente com a materialidade das realidades de que tratava), marcou o esforço de reconexão evocado por Renzo. A partir de um olhar sobre diferentes perspectivas que envolvem o clima e suas representações, foi comentado o processo de abstração que a vida sofre quando se buscam explicações e mecanismos políticos de intervenção desconectados da realidade complexa que lhe é própria.

A importante entrevista concedida por Renzo pode ser lida aqui, e os interessados também podem ouvir o podcast da palestra. Quem quiser relembrar o material de divulgação, ver fotos do dia e maiores detalhes sobre a sessão, pode conferir todos os links referentes ao mês de junho de 2012. Aproveitem para disseminar estas discussões pelas redes sociais e possíveis interessados.

Se as conclusões a que chegaram os líderes mundiais na Rio+20 não convenceram, diante das expectativas envolvendo a cooperação mundial para a melhoria de problemas sociais, a conversa que o Ciência em Foco gerou se prolonga e permanece atual, nos convidando a repensar as nossas relações com o ambiente, a ciência, a cultura e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário