quarta-feira, 22 de maio de 2013

os homens e os bichos, os bichos e os homens





"Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come". Este impasse existencial será tema da palestra a ser realizada no Ciência em Foco do dia 1º de junho, após a exibição do filme O homem urso (2005), de Werner Herzog. O professor convidado Guilherme Sá, Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ, abordará um fenômeno caro aos observadores da vida selvagem, em especial aqueles que dedicam suas vidas ao acompanhamento de animais em seus habitats naturais – “a demanda por reciprocidade no estabelecimento de relações”.

O cineasta alemão Werner Herzog produziu este documentário sobre o ecologista e pesquisador de ursos pardos Timothy Treadwell a partir de mais de cem horas de filmagem gravadas pelo próprio Timothy e sua namorada Amie Huguernard. Boa parte das imagens são registros dos últimos cinco anos em que permaneceram no Parque Nacional e Reserva Katmai, na península do Alasca.

Segundo Guilherme Sá, a vida de Timothy entre os ursos permite refletir sobre o fato de que "por vezes compreendidas como ‘vínculos sociais’, as relações interespecíficas pautam as práticas de pesquisadores e naturalistas. O acesso aos mundos não humanos, no entanto, não se dá sem paixão e risco”. E Timothy levou este risco às últimas consequências, o que faz do filme de Herzog uma valiosa matéria-prima para se levantar questões sobre a difícil relação entre homem e natureza.

Aproveite também para participar da nossa promoção! Vá até a página da Casa da Ciência no twitter (https://twitter.com/casadaciencia) e envie pra gente uma sinopse, em até 140 caracteres, de "O homem urso". A mais criativa leva o livro "Ciência em foco: o olhar pelo cinema" - que reúne 14 artigos apresentados em edições do cineclube. Dá uma olhadinha nele aqui  Não esqueça de incluir em seu post @casadaciencia e de enviá-lo até 28/05, data de encerramento da promoção! Boa sorte!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário