terça-feira, 1 de outubro de 2013

Os olhos das máquinas



O Ciência em Foco, dia 5 de outubro, apresenta o filme Imagens da prisão, de Harun Farocki (Alemanha, 2000), seguido da palestra Técnicas e estéticas da vigilância: corpo, imagem e máquina, com Fernanda Bruno, doutora em Comunicação e Cultura, professora do PPGCOM/UFRJ e do Instituto de Psicologia da UFRJ.

A expansão e o aprimoramento da tecnologia de visualização e monitoramento de espaços públicos, comunidades e populações amplificam os mecanismos de vigilância social, a tal ponto que a possibilidade de estar sendo visto gera uma zona de incerteza quanto ao sentido deste olhar. Como observa Fernanda, trata-se de um “sentido que transita entre o controle e a liberdade, a segurança e a ameaça, o policial e o libidinal, a suspeita e o cuidado, a inspeção e o entretenimento”.

Harun Farocki, cineasta tcheco radicado na Alemanha, trabalha neste documentário com imagens de câmeras de vigilância de prisões, extraindo, a partir de uma edição e montagem perspicazes, uma leitura crítica sobre as práticas disciplinares destes estabelecimentos de detenção.

Harun nasceu em 1944, na República Tcheca. Desde 1966, realizou mais de 100 produções para a televisão e o cinema. A partir de 1996, realizou várias exposições coletivas e individuais em museus e galerias. Desde 2006, é professor catedrático da Academia das Artes Visuais em Viena, Áustria.

Fernanda destaca que “o cinema de Harun Farocki explora de modo contundente as relações entre técnicas e estéticas da vigilância, desde os aparatos industriais-disciplinares até os mais recentes dispositivos de controle e consumo. Em cada um desses contextos, corpo, imagem e máquina se articulam de modos particulares”.
Venham pra cá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário