terça-feira, 14 de abril de 2015

Uma nova leitura da natureza



No primeiro sábado de abril, aconteceu a segunda sessão de 2015 do Ciência em Foco. Exibimos o filme Criação (Creation - Reino Unido, 2009), de Jon Amiel, seguido da palestra Ciência e moral: o caso Darwin, ministrada pelo professor do Departamento de Filosofia da UFF, Fernando José Fagundes Ribeiro. A palestra abordou impasses envolvendo a disputa entre as formas científicas e religiosas de relação com a natureza.

No filme, a figura de Charles Darwin é emblemática pela revolução desencadeada pela escrita de sua obra A origem das espécies, cujo processo de elaboração é mostrado no filme. No entanto, a aposta estética do filme, ao focar sua atenção na criação científica, ajuda a pensar a ciência como uma atividade humana, inseparável dos diversos fatores da cultura e da sociedade. Uma das consequências disto é a recepção da obra de Darwin e os debates que suscita até hoje, servindo para despertar paixões e críticas entre religiosos e cientistas, prolongando uma querela que extravasa os domínios e interesses de cada um de seus campos específicos de atuação.

Aproveitamos a postagem para agradecer novamente pela parceria da APILRJ (Associação de Profissionais Intérpretes de Libras do Estado do Rio de Janeiro). Nossa próxima sessão será no dia 2 de maio de 2015. Exibiremos o cultuado filme O grande Lebowski (The big Lebowski - E.U.A., 1998), dos irmãos Joel e Ethan Coen. Após o filme, o filósofo, professor e coordenador do Ciência em Foco, Gabriel Cid de Garcia, apresentará a palestra Lebowski e nós: o homem sem qualidades e a superação do niilismo. Gabriel Cid é doutor em Literatura Comparada pela UERJ, produtor cultural da UFRJ e professor-tutor de Filosofia na UNIRIO. Fiquem ligados no blog e anotem na agenda. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário