terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Imagem e memória no labirinto das paixões


Um diálogo inovador e poético entre imagem e memória é destaque do Ciência em Foco de dezembro. No dia 5, será apresentado o filme “Hiroshima Mon Amour”, de Alan Resnais, seguido da palestra “Os labirintos da memória, a sedução do instante e a fenomenologia da imaginação”, com a filósofa e professora da UERJ Marly Bulcão.

Considerado um clássico do cinema francês, o filme faz uso inovador, em 1959, de flashbacks como artifício cinematográfico na elaboração das lembranças da personagem interpretada por Emmanuelle Riva, que contracena com o ator japonês Eiji Okada, no papel de um arquiteto. Ela é uma atriz que está em Hiroshima, rodando um filme sobre a paz. O drama se desenvolve a partir de um envolvimento amoroso dos dois, ambos casados, e mescla-se ao conflito psicológico vivido por Emanuelle, ao evocar recordações de antiga paixão por um soldado alemão no tempo da ocupação nazista da França.

Em meio a essa trama, a professora Marly Bulcão indaga: Qual a relação entre o significado estético das imagens com o tempo, a memória e o esquecimento? Passados mais de 70 da tragédia em Hiroshima, seus ecos reverberam através das imagens singulares de Alain Resnais. Segundo a filósofa, essas imagens “envolvem o espectador em uma dinâmica que evoca as noções de imagem e de imaginação, tal qual as elaboradas pelo filósofo Gaston Bachelard”.

Indicada para o Oscar em 1961, na categoria de melhor roteiro original, e levando a assinatura da escritora Marguerite Duras, essa produção franco-japonesa foi o primeiro longa-metragem de Alan Resnais e se insere na Nouvelle Vague (Nova Onda), movimento artístico do cinema francês que se incorpora às mobilizações contestatórias próprias dos anos sessenta.

O Ciência em Foco acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, e a entrada é franca.

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